domingo, 27 de abril de 2014

PudimDica: "Hoje eu quero voltar sozinho"

  Olá pessoa, como vão? ^^

  Como sempre... Postagens atrasadas -_- (pra variar), mas cá estou eu :D! Bem, a princípio eu gostaria de avisar que irei abrir um quadro para o blog, que se chamará PudimDica, (obrigada pela ajuda do nome sr. Guimarães  T,T ), o quadro será para divulgar títulos que eu gosto e que quero gostaria que vocês conhecessem, ^^. E essa será a primeira postagem do quadro! Então... Vamos lá \o [Atenção: o texto a seguir contém uma quantidade baixa de spoilers, mas todos essas partes estão marcadas, então leiam o texto sem medo ^^ )

"Primeiro o rascunho, depois a obra prima..." Mesmo?

  "Eu não quero voltar sozinho" é um curta brasileiro, dirigido e escrito pelo roteirista e diretor  Daniel Ribeiro (mesmo roteirista do curta "café com leite"), e que ficou bastante conhecido, tanto que conseguiu bater mais de três milhões visualizações no Youtube.
  O curta conta a história de Leo (Guilherme Lobos), um adolescente que tem que conviver com diversas limitações e problemas de uma pessoa cega. A história aborda a busca de Leo pela sua independência, e o carinho e afeto entre os protagonistas Leo e sua amiga Giovana (Tess Amorim), tanto que o relacionamento dos amigos pode ser confundido com um romance, ou algo do tipo... Mas o foco vai além, tanto que o relacionamento entre a Gi e Leo ganha um "tempero" a mais. Gabriel (Fabio Audi), o novo estudante do colégio que se junta a dupla e forma um trio.
  A história é cheia de controversas, pois Leo descobre sentimentos desconhecidos, até então, por Gabriel, tanto que gera ciúmes em Giovana, tanto por Leo (seu melhor amigo, e suposto amor... Talvez XD ), quanto Gabriel (O novo aluno atraente, bem educado... Um doce ^^ ).

 ( o curta ^^ )
 O curta apresenta o tema homossexualidade e deficiência visual de uma forma leve e ingênua, [Spoiler] o primeiro beijo de Leo é abordado sem causar grandes impactos sociais, mas causa um impacto emocional considerável T.T  (Em mim causou U.U). [Fim de spoiler]

"Hoje eu preciso quero voltar sozinho"
(trailler do filme ^^)
   Eu fui crente pensando que era uma continuação do curta, mas filme baseado no curta não é uma continuação, mas sim uma nova representação da mesma obra, claro, de uma forma bem mais ampla e profunda. (Queria que fosse continuação T.T). mas o filme segue a mesma linha de raciocínio, porém a história é ampliada, logicamente.
 
No começo é um pouco difícil você criar um "vínculo" com os personagens, pois Leo já está "inserido" na sociedade, então, ou seja, não acompanhamos a sua adaptação no ambiente, mas depois dos primeiras 10 minutos de filme tudo começa a ficar menos "estranho e hostil".
  No filme os problemas como preconceito e bullying que Leo sofre por possuir deficiência visual é abordado com mais seriedade, mas não é nada que cause um... digamos, "trauma" ao telespectador, algumas partes são até cômicas.
  O fato que Leo não enxerga se torna um tabu pra tudo, pois seus pais são superprotetores e o filme acaba acrescentando mais um tópico, a busca pela independência, e a vontade ser tratado como igual, o que nos faz entender o novo título, "Hoje eu quero voltar sozinho".
  Já o romance é retratado de uma forma menos pura (mas nada que o torne perverso Y.Y), mas continua tendo uma essência "doce", o fato que Leo nunca beijou começa a incomoda-lo, e ele começa a "observar" as coisas com uma nova "percepção", querendo ou não ele é um jovem.
  O filme tem uma pegadinha bem leve, assim como a fotografia e a trilha sonora. Mas é um pouco mais ousado [Spoiler] nas partes em que Leo se "toca" ( mas a cena é cortada de imediato X.X ), mas não é nada forçado, pelo contrário. [Fim de spoiler]
  O filme continua tendo os mesmo atores como os protagonistas e diretor, por isso não houve mudanças drásticas, mas para quem assistiu o curta irá estranhar um pouco a adaptação.

                                                                           (segundo teaser ^^)
  No meu ponto de vista o esforço para tudo parecer singelo é um pouco perceptível, digamos... "apalpável", o que me incomodou um pouco, mas fora isso tudo parecia ser "natural".
   Enfim, eu gostei muito do filme, achei muito justo ele ter ganho os vários prêmios como melhor filme, tanto nacional quanto estrangeiro. Eu gosto muito do tema abordado, então.... acabo sendo suspeita, XD. Mas é um filme digno, ainda mais por não focar apenas na homossexualidade, mas também nos problemas de um adolescente que vive em conflito com os pais, uma pessoa com deficiência visual, e a vontade de ser independente de qualquer outra pessoa.
  Para quem não assistiu, assista pois ainda está em cartaz, então vamos lá \o

  Galera obrigada por ler, desculpe se cometi alguns equívocos, deixe suas críticas e sugestões ^^

Bai bai minna \o


Nenhum comentário:

Postar um comentário